domingo, 4 de maio de 2008

Validação do diploma - Engenheiro

Algumas pessoas tem perguntado sobre o processo de validação do diploma para engenheiros. Segue algumas dicas.

Primeiro passo: IELTS – escore necessário para engenharia: Mínino de 6 em cada um dos quartos exames.
No Brasil este teste e realizado pelo British Council:
www.britishcouncil.org/brazil

Timeline entre exame e o resultado: 2 a 3 semanas.

Segundo passo: Reconhecimento da profissão: Para o reconhecimento da profissão você precisão preencher os formulários do IEA: Engineer Australian: http://www.engineersaustralia.org.au/ieaust//quicklinks/quicklinks-2.cfm e anexar os seguintes documentos com tradução juramentada:

Diploma; historico escolar; carta de comprovação que você tem exercido sua profissão

CDR – Competent Demonstration Report

Existem tres categorias de engenheiros que o IEA reconhece

1. Profissional Engineer – Este seria equivalente ao nosso curso de engenharia ai do Brasil. Nessa categoria o profissional deve ter estudado pelo menos 12 anos antes de entrar na universidade e pelo menos 4 anos dentro dela

2. Engineering Tecnologist – Similar a anterior com exceção que são três anos na universidade.

3. Engineering Associate – 2 anos de universidade após 12 anos de ensino.

Para reconhecer a profissão existem dois caminhos:

1. Ter estudado em uma universidade acreditada pelo IEA – Não é o caso das universidades do Brasil

2. Fazer o CDR – Competency Demonstration Report

Escolhido e verificado o código da profissão no site do DIMA: http://www.immi.gov.au/skilled/general-skilled-migration/index.htm (Lista do SOL - Skilled Occupation List - Form 1121i). No meu caso, eu sou engenheiro mecânico e optei pelo código ASCO 2126-11

O CDR consiste em você comprovar suas habilidades e conhecimentos de engenharia através de três casos, reportados em formulários próprios, os quais você tenha trabalhado e exercido sua profissão.

As etapas são as seguintes:
1- Career episode 1 - (4 ou 5 linhas) Nesta etapa você faz uma breve descrição sobre o projeto ou obra que voce tenha trabalhado.
2 - Introduction - (13 linhas) - Nesta etapa você descreve seu papel e o papel da empresa em que você trabalhava quando desenvolveu este projeto
3- Project - position and dates: (2, 1 e 1 linha respectivamente) Descreva um título para o projeto, sua posição e as datas quando o projeto começou e finalizou.
4- Background - Breve descrição de sua experiência na época do projeto (10 ou 11 linhas)
5- The nature of the overall of engineering project - Nesta etapa você faz uma breve descrição da porque este projeto é importante para sua empresa, ou para sociedade, ou para o cliente. ( 10 ou 11 linhas)
6 - Objective - Descreva o objetivo do projeto: Exemplo: Ampliar o setor de enfermarias de uma hospital, aumentar a linha de produção de uma empresa, etc. (10 ou 11 linhas)
7- The nature of my particular work area - Descreva sua responsabilidade perante ao projeto, suas expectativas de execução e forma de conduzir o projeto. (10 ou 11 linhas)
8- The chart of the organizational structure highlighting my position - Faça uma breve descrição da estrutura organizacional da empresa destacando sua posição, ilustre tudo com um gráfico tipo organograma. (10 ou 11 linhas para descrição)
9 - Statement of my duties - Faça uma declaração de suas atividades e responsabilidades como engenheiro ou gerente do projeto (máximo de 20 linhas)
10 - Personal work place activity - A partir desse momento você começa a seguir a classificação do IEA para todas as suas atividades e tarefas realizadas. Essa classificação é a que aparece no manual como, por exemplo: PE1.1; PE2.2; PE3.7; etc.
11-Summary - Faça um resumo de tudo que você escreveu destacando o sucesso do projeto a importância de sua participação para o bom andamento dele. (15 linhas)

Feito isso você recomeça repetindo todos os passos para o career episode 2 e depois o 3.
Ao final de tudo você inicia a parte final do CDR que é:
Summary statement of competencies claimed.

Você deve fazer isso para os três relatórios e classificação é baseado nos seus personal work activity (os PE's). Para cada PE você escreve sua habilidade para esta atividade e o seu código respectivo de acordo com o manual (CE's) . Exemplo: CE 1.2; CE 2.6; CE3.5; etc.

Ao final de tudo e por último, é preciso fazer o:
Continuing Professional Development - Descreva o que você fez para se atualizar na engenharia. Cursos e carga horária.

Nota final: As quantidades de linhas sugeridas e a formatação seguem um padrão que está no manual do CDR.
Em nível de informação, meu relatório final alcançou 40 páginas e o timeline para resposta do IEA foi de 30 dias, mas o prazo pode chegar a 60 dias.

12 comentários:

Unknown disse...

Como foi descrito, essa seleção é para os melhores. É um atestado de capacidade.
E vamos ter um livro de instruções ao fim dessa experiencia. Sucesso.

Unknown disse...

Grande Flávio...!! Vc é o cara mesmo...!! rsrsrs parabéns pelo belo Blog e pelas preciosas informações. Mesmo diante de todos os desafios que vocês estão enfrentando aí nessa mudança, temos que te agradecer pelo seu tempo dedicado a compartilhar essas informações. Estou andando com meu projeto Australia aos poucos, pois pretendo ir por volta de 2011. A principio olho pela cidade de Adelaide. Depois vou te ligar num final de semana para conversarmos. Abraços e boa sorte a todos!! Julio Siqueira

Anônimo disse...

Olá Flavio e Luciana...muito legal o blog de vcs! eu e meu marido queremos ir para Brisbane, somos ambos engenheiros...mas estou com receio depois de ler o passo-a-passo...sou engenheira ambiental, e tenho apenas 3 anos e meio de experiência. Mas minha experiência não é com "projetos"...não sei o que poderia descrever nesses relatos...parece tão complicado, será que terei problemas? Se puderem me passar um email para trocarmos informações, ficaria muito grata! cazhoney@yahoo.com.br Um grande abraço
Carolina

Davi & Lélia disse...

Flávio, é de grande auxílio estas informações que vc postos. Eu gostaria de saber de você sobre a sua mudança para Melbourne, ou seja, para engenheiro mecânico o mercado em Brisbane é fraco? As coisas mudam e tenho um longo caminho pela frente, mas gostaria de saber qual sua experiência e sensação a respeito das cidades mais "quentes" para eng mec e quais sites você utilizou para a pesquisa de emprego.
davi77@gmail.com

Anônimo disse...

OLA , FLAVIO! PRIMEIRAMENTE , MUITO OBRIGADA PELA SOLIDARIEDADE! POR ACASO VOCE SABE COMO FAZ PRA VALIDAR MEU DIPLOMA DE ARQUITETURA NA AUSTRALIA: OU ONDE BUSCO ESTA INFORMACAO?

Anônimo disse...

Olá Flávio, você me salvou com essa postagem, obrigada! Me tira uma dúvida, teve alguém que lhe ajudou nesse processo? Uma empresa que trabalha com isso? Ou você fez tudo sozinho?

Meu email é o luluquini@gmail.com

Obrigada!!!

Unknown disse...

Olá Flavio e Luciana, gostaria de tirar mais duvidas se for possivel. Voces possuem Skype, ou poderiam passar algum contato? Sou eng. Mecanico e estou juntando a documentação para enviar ao Engineers Australia e gostaria de esclecer e tirar umas duvidas com vcs veteranos.
Obrigado. Fabricius fabiest@gmail.com

Deyvid disse...

Primeiro gostaria de Parabenizar vocês pelos sucesso e pelo blog. Foi de grande ajuda para a minha ida à Australia em janeiro/2014. MUITO OBRIGADO!

Também sou engenheiro mecânico aqui no brasil e apesar do execelente texoto, gostaria de tirar umas dúvidas com relação a documentação para o reconhecimento da profissão. Vocês poderiam passar o Skype ou e-mail? deyvid.lvr@gmail.com.

Ka disse...

Olá Luciana, obrigada pela dica. Sou Engenheira Ambiental e estou iniciando a pesquisa para requisitar o visto independent skilled. Gostaria de poder trocar mais ideia sobre o processo de validação do diploma. Meu email é karinacipriano@gmail.com, se puderem passar o contato de vocês! Obrigada!!

Anônimo disse...

Olá. Tenho pesquisado muito sobre o processo para ir para a Austrália pelo processo de skilled migration como engenheiro mecânico. Essa etapa de validação do diploma me parece a mais crucial do processo e também a mais difícil. Gostaria de saber se podem me adicionar no Skype para poder tirar algumas dúvidas. Meu e-mail: raventurini@hotmail.com. Muito obrigado. Rafael Venturini

Anônimo disse...

Muito informativo este post embora ainda ser de 2008.
Eu traduzi meus documentos junto ao site www.traducoes-naati.com.br e até agora tudo deu certo com o Engineers Australia. Agora estou organizando para iniciar o processo de residencia permanente junto à imigração australiana.
Logo logo estaremos todo juntos na australia.
abs
Felipe

Daniane disse...

Olá Flávio, muito útil suas informações. Mas tenho algumas dúvidas, primeiro eu sou engenheira de produção, porém trabalhei como líder de produção por 5 anos, logo não tenho experiência como engenheira propriamente dita. Segundo: Sei que temos que enviar Cartas de referências das empresas que trabalhamos, essas são feitas por ex lideres que tivemos e precisa conter o timbre da empresa, qual era minha função, e minha experiência junto com minhas qualidades, é isto mesmo? terceiro, os Carrees episodes precisa ter algum carimbo da empresa, ou é algo somente com a nossa assinatura sem envolver a empresa? Se puder me ajudar agradeço. danianepj@yahoo.com.br