quinta-feira, 8 de maio de 2008

ESCOLA AUSTRALIANA

Basicamente nos temos três tipos de escolas aqui na Austrália: Pública, religiosa (católica e Anglicana, por exemplo) e a privada

Dizem que o nível de educação é melhor na escola privada e decresce até a escola pública. No mesmo sentido são os preços: muito alto na escola privada (não sei quão altos estes preços são, uma vez que nunca os verifiquei, apenas aceitei a informação), aceitável nas religiosas e de graça na pública.

Particularmente, eu não tenho condições de julgar ainda quem é melhor. Tivemos uma rápida experiência na publica em Brisbane e agora estamos experimentando a escola católica.


Uma coisa eu notei, comparando as duas com relação à educação dos meninos. Em Brisbane na Yeronga, Felipe recebia mais tarefas de casas e toda noite tinha que ler um livro. Aqui na católica ele não tem tarefa e segundo escola homework só a partir do year 3. O inverso aconteceu com Eduarda. Ela tinha tarefa em Brisbane, porém eu achava muito simples. Agora ela esta cheia de atividades escolares. Toda semana faz muito exercícios de matemática, escreve um trabalho sobre um tema que ela escolhe, e muitas mais.

A eduacação australiana divide-se:

Pre-year até year 6 – Primary school - Seria equivalente a nossa alfabetização até a quinta série do ginásio.

Year 7 até Year 12 – High school – Seria da sexta séria até o final do segundo grau.

Uma coisa eu tenho certeza, todas as escolas, qualquer que seja ela, tem uma boa estrutura física com biblioteca, laboratório de informática, quadras de esportes, locais para artes, danças, etc.

2 comentários:

Henrique disse...

Caro Flávio,

Meu nome eh Henrique e achei muito interessante o seu post com relacao a educacao na Australia. Tenho 3 filhas e estou planejando em me mudar para Sydney no final desse ano. Moro em Tokyo e minhas filhas falam muito pouco ingles e ouvi dizer que existe um programa especial d assistencia para imigrantes chamado English as Second Language (ESL).
Os seus filhos estam usufluindo desse programa?

sysadmin disse...

Ola Flavio, sou filho do marido da Angela, sua prima, e estou interessado em imigrar para Australia. Fiz uma entrevista em uma agencia que disse que tenho condicoes de migrara, mas querem me cobrar uns R$ 7.000,00 so de honorarios... Gostaria de saber se poderias me dar algumas dicas.

Meu nome é Alex e meu e-mail:mattar79@gmail.com ou mattar79@hotmail.com.

Obrigado.