Basicamente nos temos três tipos de escolas aqui na Austrália: Pública, religiosa (católica e Anglicana, por exemplo) e a privada
Dizem que o nível de educação é melhor na escola privada e decresce até a escola pública. No mesmo sentido são os preços: muito alto na escola privada (não sei quão altos estes preços são, uma vez que nunca os verifiquei, apenas aceitei a informação), aceitável nas religiosas e de graça na pública.
Particularmente, eu não tenho condições de julgar ainda quem é melhor. Tivemos uma rápida experiência na publica em Brisbane e agora estamos experimentando a escola católica.
Uma coisa eu notei, comparando as duas com relação à educação dos meninos. Em Brisbane na Yeronga, Felipe recebia mais tarefas de casas e toda noite tinha que ler um livro. Aqui na católica ele não tem tarefa e segundo escola homework só a partir do year 3. O inverso aconteceu com Eduarda. Ela tinha tarefa em Brisbane, porém eu achava muito simples. Agora ela esta cheia de atividades escolares. Toda semana faz muito exercícios de matemática, escreve um trabalho sobre um tema que ela escolhe, e muitas mais.
A eduacação australiana divide-se:
Pre-year até year 6 – Primary school - Seria equivalente a nossa alfabetização até a quinta série do ginásio.
Year 7 até Year 12 – High school – Seria da sexta séria até o final do segundo grau.
Uma coisa eu tenho certeza, todas as escolas, qualquer que seja ela, tem uma boa estrutura física com biblioteca, laboratório de informática, quadras de esportes, locais para artes, danças, etc.